"a educação ambiental assume cada vez mais a função política e transformadora, na qual a participação e a co-responsabilização dos indivíduos tornam-se alvos centrais para fomentar um novo tipo de racionalidade e um novo modelo de desenvolvimento" ANGÉLICA GÓIS MORALES

Professora Karyne Ap. Mioduski Rodrigues - karynepg@gmail.com





sexta-feira, 24 de abril de 2009

Por que muitos preferem ser ignorantes na política a procurar entender a sua funcionalidade?

Porque para a maioria dos indivíduos é mais aceitável pecar por não saber o que estamos fazendo do que termos que admitir um erro. Significa que muitos de nós preferem manter-se na ignorância do processo de formação política do Estado ou até mesmo de um grupo social, para justificar a sua falta de perspectiva política.

Sabe-se também que as elites detentoras do poder preferem assim; a grande massa (população) alheia aos assuntos dos dominadores do poder econômico e político. Não é difícil compreender as redes de poder que a política e os políticos em si encontram-se, o problema esta em distinguir as relações positivas e as negativas sendo que estas mesmas podem iniciar em um ponto e terminar em outro oposto, é nesta ocasião que a informação e a investigação deste sistema são primordiais para separar o “trigo do joio”.

Não significa que o sistema político sempre deverá pontuar ao lado certo ou o errado, pois quem rege esta orquestra são pessoas, influenciáveis, alguns com caráter duvidoso, porém alguns são virtuosos. Mas para que todo o processo não fuja ao controle é que as massas devem estar aptas ao controlo do sistema político quando participam de movimentos, mantém-se informadas de tais assuntos principalmente no momento que estamos vivendo hoje de extensa corrupção, que muitas vezes nos desanima. Somente desta forma é que estaremos preparados para nos posicionar diante dos fatos, optar pelo mais correto. Pois é está consciência que as elites que se encontram no poder não querem, desta forma a estrutura de tramas que antes era apenas de domínio de poucos passará a ser compreendida por muitos, e são estes muitos que fazem a diferença; simplesmente ao expressar nossa opinião.

Mioduski, K. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário