"a educação ambiental assume cada vez mais a função política e transformadora, na qual a participação e a co-responsabilização dos indivíduos tornam-se alvos centrais para fomentar um novo tipo de racionalidade e um novo modelo de desenvolvimento" ANGÉLICA GÓIS MORALES

Professora Karyne Ap. Mioduski Rodrigues - karynepg@gmail.com





quinta-feira, 3 de maio de 2018

O outro lado dos problemas

Os problemas e desafios do Brasil passam por duas pontas

"Há quase um ano, a população do Distrito Federal sofre racionamento de água potável. A inauguração de um novo reservatório passa agora a sensação de fornecimento abundante pelos próximos 30 anos. Mas as mudanças climáticas podem deixar o novo açude vazio por falta de chuva; a falta de saneamento pode contaminar a água; e o aumento do consumo per capita, aliado ao aumento da população, pode provocar escassez, mesmo com maior oferta. A perenidade na disponibilidade depende também da educação do consumidor, para que ele entenda a dimensão planetária da crise hídrica e pratique um padrão austero de consumo. O problema da água tem duas pontas: hídrica e educacional."

"Hoje temos o 8º PIB do mundo, mas por falta de educação a produtividade é baixa e estamos no 81.º lugar na renda per capita e temos a 10ª. pior concentração de renda"

"Há 30 anos Darcy Ribeiro dizia: “ou fazemos escolas hoje ou teremos de fazer cadeias amanhã”. Só por meio da educação para todos será possível oferecer a mesma oportunidade a cada brasileiro, sem necessidade de artifícios de sobrevivência fora da lei. A corrupção, que é praticada por doutores instruídos, precisa ser combatida com o fim do foro privilegiado e da impunidade para eleitos, mas o mundo mostra que a corrupção cai substancialmente nos países onde todos os eleitores têm acesso à boa educação." 

reportagem completa :http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/o-outro-lado-dos-problemas-10gpo3nq80bwoo4cm8svw80qi 

Questões para pensar:

 O que falta para unir as duas pontas desse problema no Brasil?

Qual é o meu papel como cidadão para melhorar essa ligação (educação e produção)?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário