"a educação ambiental assume cada vez mais a função política e transformadora, na qual a participação e a co-responsabilização dos indivíduos tornam-se alvos centrais para fomentar um novo tipo de racionalidade e um novo modelo de desenvolvimento" ANGÉLICA GÓIS MORALES

Professora Karyne Ap. Mioduski Rodrigues - karynepg@gmail.com





terça-feira, 5 de junho de 2018

3º ANO Ensino Médio 2018


Atividade para estimular o Aprendizado 

1)      UFF – RJ A América Latina está-se tornando uma das regiões mais urbanizadas do planeta. No próximo milênio, o percentual estimado da população urbana latino-americana é 80%.
O processo de ocupação urbana, em curso no território latino-americano, apresenta, entre suas características:
a) forma difusa, que acompanha o lento êxodo rural, assinalada por uma rede urbana de pequenas cidades;
b) crescimento acelerado, particularmente após a II Guerra Mundial, e forma concentrada em uma rede urbana marcada pela presença de grandes cidades;
c) estrutura homogênea, formando rede de cidades médias conectadas ao desenvolvimento de atividades rurais e mineradoras;
d) função administrativa e portuária, constituindo uma rede litorânea de cidades como suporte das atividades de importação de bens;
e) conteúdo marcantemente regional das cidades e forma dispersa que obedece à disposição do relevo.

2) (UFSM) A nova ordem geopolítica mundial, que tem prevalecido ao longo da década de 1990, caracteriza-se pela:
I. Ascensão de uma ordem bipolar, marcada pela rivalidade entre dois tipos de economia – a planificada e a de mercado – e pela oposição Leste × Oeste.
II. Disputa militar, política, econômica e ideológica entre as duas superpotências mundiais, a fim de aumentar as suas zonas de influência.
III. Rivalidade/parceria entre os três polos ou centros econômicos e tecnológicos e pelo agravamento das disparidades entre os países do norte, ricos, e os países do sul, pobres.
Está(ão) correta(s):
a) apenas I;
b) apenas I e II;
c) apenas III;
d) apenas II e III;
e) I, II e III.

3) UFRJ “...os líderes da OTAN devem esboçar um programa claro para a expansão da aliança em direção leste, para incluir os Estados da Europa central e do leste e a ex-União Soviética, especialmente a Rússia democrática. Se isso não acontecer, a aliança mais bem-sucedida na história se destina a seguir o caminho da ameaça que a criou, que a levaria para a lata de lixo da história.
As populações da Rússia, da Polônia, da Hungria, da República Tcheca e das outras democracias emergentes serão as espectadoras mais atentas e mais importantes da cúpula da OTAN. Elas esperam que a OTAN lhes ofereça uma chance para se juntar à aliança ..."
BAKER III, James A. "Folha de São Paulo", 1993.
 As considerações de James Baker, ex-secretário de Estado do governo Bush, só poderiam mesmo ser feitas na década de 1990, em função
a) da existência relativamente recente da OTAN, surgida no final da década de 1980.
b) da inviabilidade desse tipo de expansão da OTAN, durante a Guerra Fria.
c) de que essa intenção da Rússia democrática era impedida pela ex-União Soviética.
d) de que inicialmente essa aliança envolvia apenas os países da Europa central.
e) de que a aliança, quando criada, envolvia apenas os países da Europa oriental.

4)UNICAMP - SP A queda do muro de Berlim, ocorrida no dia 09 de novembro de 1989, pode ser considerada como um marco que separa duas épocas: a época de vigência da Ordem da Guerra Fria, e a época da assim chamada Nova Ordem Mundial.
a) Explique o que foi a Ordem da Guerra Fria.
b) Como a chamada Nova Ordem Mundial se diferencia da Ordem da Guerra Fria?

5)  UFBA Com base nos conhecimentos sobre a reorganização do espaço geográfico mundial, no pós-guerra, pode-se afirmar:
(01) O comércio intrablocos é facilitado pela ausência de tarifas alfandegárias, o que não ocorre com o comércio interblocos.
(02) Nas relações internacionais, está desaparecendo a distinção entre vencedores e vencidos da Segunda Guerra Mundial, embora, em termos políticos e militares, reafirme-se a hegemonia das superpotências.
(04) A Polônia e a Tchecoslováquia subsistiram a falência do bloco socialista e conservam a integridade ideológica e territorial.
(08) Os países do Oriente Médio e do Sudeste Asiático se organizaram em blocos, na tentativa de reduzir as diferenças em relação aos países centrais.
(16) As relações sócio-espaciais de Israel com os povos vizinhos visam pôr fim aos conflitos existentes e consolidar o próprio Estado.

Soma (    )

6) De referência à circulação de mercadorias no espaço geográfico e às relações comerciais internacionais, pode-se afirmar:
(01) A divisão internacional do trabalho (DIT) significa a especialização dos países na produção de determinados bens, destinados ao mercado internacional.
(02) O mercado internacional tem se beneficiado muito, nos últimos anos, com a criação de "mercados comuns", estabelecidos entre grupos de nações.
(04) Com o fim da guerra fria, o comércio internacional de armamento decresceu e continua em queda, embora alguns países, como a Croácia e a Bósnia, ainda se constituam grandes consumidores dessa mercadoria.
(08) As nações do Terceiro Mundo têm priorizado a produção de alimentos básicos para o consumo interno, em detrimento da produção comercial voltada para a exportação.
(16) O Pacífico Norte é a rota de maior intercâmbio de mercadorias, pois se localiza entre a Europa Ocidental e o Leste Asiático.

Soma ( )

7) UNITAU-SP No tratado do Mercosul, foi criada a zona de livre-comércio. Explique o que isso significa.

8) Na economia mundial globalizada, a terceirização surge como estratégia para o aumento da produtividade, da competitividade e da diminuição de custos. Assinale a alternativa que apresenta um efeito da terceirização.
A) Redução do número de micros, pequenas e médias empresas, incorporadas pelos monopólios ou oligopólios.
B) Substituição das relações formalizadas de emprego por relações informais de compra e venda de serviços.
C) Aumento do número de empregados diretos na cadeia produtiva, com fortalecimento das reivindicações trabalhistas e do movimento sindical.
D) Redução da eficiência empresarial, com mais morosidade nas decisões administrativas, com a contratação direta de prestadores de serviços.
E) Diminuição da participação, na economia, das atividades de serviços (setor terciário), diretamente relacionadas ao processo de industrialização.

9) (UECE)modificada 2018- BRICS é um termo utilizado para referenciar um grupo de países que, embora distintos, possuem características comuns e tem a cada ano uma importância estratégica cada vez maior, como se pode comprovar no excerto a seguir:
O ministro Guido Mantega (Fazenda) defendeu nesta terça-feira uma maior participação dos países do chamado Brics no FMI (Fundo Monetário Internacional). Segundo o ministro, a meta é passar 7% da cota de países avançados para os emergentes, para aumentar o poder de decisão. Hoje a proporção é 40% de ações dos emergentes e 60% de avançados.
Folha Online, em Brasília - 08/09/2009 - Mantega defende maior participação de emergentes no FMI. http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u621009.shtml
Assinale a opção que traz informações corretas sobre países componentes do BRIC:
a(        ) Brasil, Rússia, Iugoslávia e Canadá são os países que compõem o bloco econômico chamado BRIC.
b(       ) O bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e Africa do Sul constitui-se de países que possuem a mesma situação econômica e política, mas índices de desenvolvimento diferentes.
c(        ) Esses países têm economias estabilizadas recentemente; situação política estável; diminuição, embora lenta, das desigualdades sociais e níveis de produção e exportação em crescimento.
d(        ) Segundo previsão do banco de investimentos Goldman Sachs, até o ano de 2050, as economias dos países-membros do BRIC, juntas, ainda não superarão as economias dos seis países mais ricos do mundo atualmente, (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, Franca e Itália).

10) Em relação à formação dos “blocos regionais” que surgiram com a finalidade de fortalecer os mecanismos de mercado a nível interno e com países não membros a nível internacional, é correto afirmar que
a(          )a União Europeia é a experiência pioneira e mais bem-sucedida integração de mercados regionais que apresenta uma população com alto poder aquisitivo e elevado nível de escolaridade.
b(           ) o Nafta foi a mais completa integração regional, da qual o país que mais se beneficiou foi o México, que recebeu altos investimentos das empresas estadunidenses e conseguiu o livre acesso da população trabalhadora ao território norte-americano.
c(            )o Mercosul é o bloco econômico que mais se expandiu ao englobar os países da Comunidade Andina e se integrar aos países africanos para fazer frente ao Nafta e à União Europeia nas negociações junto a OMC (Organização Mundial do Comércio).
d(           ) a Alca foi criada com a finalidade de fortalecer a economia dos países da América Latina e juntamente com o Nafta formar o mais importante bloco econômico internacional.
e(           ) a Apec se tornou o mais poderoso bloco econômico mundial, por ser comandado pela China e integrar economias fortes como a do Japão e dos Estados Unidos, o que transformou o oceano Pacífico na mais importante rota comercial deste início de século.

                                          
                                                                                         Gabarito
1-      B
2-      C
3-      B
4-      a) conflito ideológico militar entre EUA capitalista e URSS socialista. 
b) pela multipolaridade dos blocos econômicos.
5-      01+ 02+08= 11
6-      01+02=03
7-      Acordo econômico que visa facilitar as trocas comerciais entre os países-membros por meio da isenção de tarifas alfandegárias e comércio com outros blocos.
8-      B
9-      B
10-   A

Nenhum comentário:

Postar um comentário